Página Inicial>Ajuda>Glossário

Glossário

Avalie essa página:
 [82 avaliações]
Obrigado por sua avaliação.

Nesta seção , você confere o significado dos principais termos financeiros, além de outros relacionados às atividades bancárias. Para acessar, clique na letra inicial do termo procurado, ou digite-o no mecanismo de busca.

Ação

É um título de renda variável, emitido por companhias ou sociedades anônimas, representando a menor fração do capital da empresa que a emitiu. O investidor em ações se torna co-proprietário da empresa da qual possui ações, participando de seus resultados, sempre na proporção do total de ações que possui. As ações podem estar em poder dos próprios controladores da empresa ou no mercado (veja float). Existem 2 tipos básicos de ações: ON (Ordinárias)- São as ações que dão ao acionista o direito a voto nas assembléias gerais da empresa. Portanto, o acionista controlador de uma empresa precisa ter no mínimo 50% mais uma ação ON. A abreviação ON significa Ordinária Nominativa. PN (Preferencial)- São as ações que dão ao acionista a preferência (sobre os ordinários) em receber parte da divisão dos direitos da empresa no caso de liquidação da sociedade, mas não dão direito a voto nas assembléias. Mas, atualmente, muitas companhias já estão incluindo em seus conselhos um representante escolhido por seus acionistas minoritários, como parte de sua política de Governança Corporativa. O preferencialista recebe um dividendo 10% superior ao dos acionistas ordinários. A abreviação PN significa Preferencial Nominativa.  

Ação vazia (ex)

- Ação que já não possui direito ao dividendo mais recente divulgado. Uma ação se torna ex-dividendos no período entre a divulgação do valor do dividendo e seu efetivo pagamento. 

Agências de Rating

empresas responsáveis pela análise de risco de instituições públicas e privadas, financeiras ou não. Por meio de análises criteriosas, essas agências atribuem uma classificação (rating) às empresas ou aos países analisados, a qual serve como um indicador de risco para quem quer investir nesse país ou nessa empresa. As agências de rating mais conhecidas são a Moody's e a Standard & Poor's.  

Arbitragem

Estratégia financeira que busca aproveitar os desequilíbrios entre o preço atual e o preço futuro de dois ativos ou mercados.  

Ativo

Conjunto de valores que representa as aplicações do patrimônio e de capital de uma empresa. No caso de empresas em geral inclui saldos bancários, aplicações financeiras, estoques de produtos, pagamentos a receber de clientes, veículos, prédios, máquinas, marca, etc. Já no caso de bancos, é representado por operações de crédito, títulos e valores mobiliários, aplicações interfinanceiras de liquidez e outros. No balanço, é subdividido em ativo circulante, ativo realizável a longo prazo e ativo permanente. 

Aumento do valor nominal

Ocorre em uma operação de aumento de capital, quando há incorporação de reservas ao capital da empresa sem emissão de novas ações.