Segurança da Informação

Segurança da Informação

O Bradesco tem o compromisso de fortalecer a confiança de seus clientes em nossa marca, produtos e serviços, assegurando uma relação sólida e transparente. Por isso nos dedicamos a garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados, maximizando a segurança da informação por meio de um conjunto abrangente de políticas, normas, processos, controles e investimento em alta tecnologia de segurança para garantir a proteção das informações.

Para validar transações nos canais eletrônicos utilizamos, de forma complementar à senha, segundo fator de autenticação. Nas transações Web e Mobile, utilizamos com o segundo fator, o conceito de validação digital, que eleva o nível de segurança, por meio de leitura ótica do token físico e da tecnologia QR-Code integrada ao aplicativo Bradesco Celular. Ao promover esses controles de segurança, proporcionamos aos clientes maior autonomia, melhor experiência e comodidade para realizar transações nos canais digitais, tais como desbloqueio de cartão, personalização de limites transacionais ou pagamentos e transferências, sem a necessidade de comparecer à agência. Ressaltamos que, para validar os acessos e transações nos demais canais de atendimento, é necessário a utilização da senha e dos dispositivos de segurança (Token físico ou MToken).

Já o uso da biometria da palma da mão, para uso no autoatendimento, está consolidada e reforça a segurança e conveniência de correntistas, não correntistas e procuradores. Essa forma de autenticação biométrica foi escolhida pelo Bradesco, por ser uma das mais seguras do mercado. A biometria facial corporativa tem por objetivo autenticar, identificar e/ou confirmar a identidade de uma pessoa usando seu rosto. A biometria está disponibilizada como mais um fator de autenticação para o cadastro do Token no celular via app, onboarding dos APPs Cartões PF e PJ, abertura de contas pelo APP online e no Bradesco Expresso. Contamos, também, com a biometria da voz, disponível para uso no canal Fone Fácil.

Adicionalmente, disponibilizamos aos clientes usuários do canal Internet Banking (Pessoa Física) e Net Empresa (Pessoa Jurídica) o componente de segurança Bradesco (para instalação em desktops e notebooks), que tem por finalidade proporcionar mais segurança na realização de transações on-line.

Também é possível cadastrar a senha de acesso aos canais digitais (senha de 4 dígitos) diretamente no aplicativo do Bradesco Celular. Essa funcionalidade está disponível para clientes pessoa física, primeiro titular da conta, usuários do Token Físico ou o Token no celular. E para os clientes que buscam por mais segurança e praticidade disponibilizamos para desktops e notebooks o navegador exclusivo Bradesco, que proporciona mais conforto em sua navegação aos canais digitais.

O Bradesco sempre em busca de se antecipar a mitigação dos riscos em suas operações, monitora seus ambientes de dados e transacionais em regime ininterrupto (24 horas por dia e 7 dias por semana), empregando tecnologia processos e pessoas especialistas no assunto.

Produtos e serviços são analisados por equipes de especialistas, que têm a missão de atuar continuamente na prevenção e correção de ações para garantir a segurança da informação e dos sistemas que dão suporte aos negócios, alinhadas a usabilidade dos clientes.

Prova disso, o Bradesco é um dos primeiros bancos a conquistar o Selo de Prevenção a Fraudes das Instituições Financeiras, lançado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e seu Comitê Executivo de Prevenção a Fraudes, que visa estabelecer ações centralizadas, otimizadas e padronizadas para o tratamento das ocorrências no sistema financeiro.A Organização conquistou a Asseguração SOC 2 Tipo II, emitida por auditoria especializada independente, em 2023. Esta Asseguração confirmou a consistência e efetividade dos controles implementados para segurança do ambiente de TI, quanto aos serviços financeiros prestados, com a avaliação baseada em critérios e controles de segurança da informação de padrão internacional para SOC 2 (AICPA – Association of International Certified Professional Accountants) abrangendo as categorias de serviços: segurança, disponibilidade, integridade do processamento, confidencialidade e privacidade.

Adotamos os conceitos de privacy by design / by default, a fim de assegurar que privacidade é considerada desde o início dos projetos. O Encarregado de Proteção de Dados (DPO) nomeado é responsável pela privacidade e proteção de dados, observando legislações e regulamentações sobre o tema, em especial a Lei 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD), conta com equipe dedicada, integrada à Segurança Corporativa. O atendimento aos titulares de dados, clientes e público em geral, é facilitado por mecanismos de autosserviço em alguns dos nossos canais digitais, e pelos canais de atendimento, como o SAC, rede de agências e pelo formulário eletrônico disponível no link: Bradesco Segurança | Lei Geral de Proteção de Dados | Fale com o DPO (bradescoseguranca).

Além disso, mantemos conteúdo educativo nas mídias sociais e sites institucionais (bradescoseguranca e bradescofornecedores), sobre segurança digital e privacidade de dados. Disponibilizamos, também, canal para que sejam encaminhadas mensagens suspeitas, visando a combater ações maliciosas: evidencia@bradesco.com.br.