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Capital Humano

A base de sustentação dos negócios da Organização Bradesco é reconhecer o valor do desempenho e do potencial realizador das pessoas.

Nosso modelo de Gestão de Recursos Humanos está pautado na excelência, no respeito e na transparência em nossas relações, no contínuo investimento no desenvolvimento e no compartilhamento do conhecimento e valorização do ser humano, sem discriminação.

Acreditamos em nossa capacidade de promover crescimento sustentado para as pessoas e por meio delas.
Proporcionamos aos nossos funcionários oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo, em um ambiente saudável, seguro e ético, onde há clareza sobre os compromissos e objetivos do Banco.

Incentivamos nossos profissionais a superarem seus limites e estimulamos sua criatividade em busca de soluções, visando à autorrealização, satisfação dos clientes e a expansão dos negócios.

Atuamos como um Banco de Carreira, no qual os funcionários ingressam em cargos iniciais e, por meio de oportunidades de desenvolvimento, planejam suas carreiras e têm acesso a todos os níveis hierárquicos. 

Isso é fator motivador para todo o quadro, estimulando a busca incessante por conhecimento e atualização. Além disso, nossa atuação se expande continuamente por todo o País, possibilitando novas oportunidades de trabalho em todos os segmentos do Bradesco.

Dessa forma, o êxito profissional de um colaborador está intimamente vinculado ao seu esforço e dedicação.

Acreditamos que equipes altamente capacitadas e com oportunidades para construírem consistentes carreiras superam metas e apresentam excelentes resultados, além de contribuírem decisivamente para a solidez da marca da Organização e para o alcance de suas estratégias de mercado.

Um Banco que possui, por meio de seus clientes e parceiros, uma estratificação que é a própria expressão da estrutura social brasileira, tem como fundamental compromisso o respeito à diversidade cultural e étnica do País, a qual faz parte de sua visão estratégica, conduzindo a um significativo desempenho organizacional.

Gestão de Pessoas

Contamos com uma equipe de Gestão de Pessoas que tem como objetivo conhecer o capital humano da Organização com o intuito de auxiliar na adequada alocação dos profissionais nas diversas funções existentes e contribuir com a capacitação individual e das equipes.

Por meio de metodologias específicas, são realizados processos que tem como alicerce a análise detalhada das competências e do desempenho dos profissionais que compõem nosso quadro.

A partir destas informações, o Departamento de Recursos Humanos, em conjunto com os líderes de equipe, estabelecem ações voltadas para o aprimoramento do potencial e também para a melhoria do desempenho individual. Estes insumos também são aplicados no processo sucessório e na definição de Soluções de Aprendizagem, na prática constante de feedbacks, ao estabelecer Planos de Desenvolvimento Individuais, que motivam e norteiam novos desafios e nas ações direcionadas para o engajamento de talentos.

Em 2014, atingimos a marca de 100% do quadro de funcionários avaliados pelo processo de Mapeamento de Competências, sendo que, desde 2003, já foram realizados mais de 338 mil processos focados na identificação das competências. Somente no ano de 2017, mais de 74 mil pessoas foram avaliadas pelo Departamento de Recursos Humanos para garantir que a Organização possua os dados mais recentes das suas equipes.

Foi implantada, em 2017, a avaliação comportamental em que os líderes avaliam os funcionários e estes se autoavaliam, proporcionando, assim, um processo de feedback com foco no desenvolvimento, reconhecimento e alinhamento. Neste primeiro semestre foram realizadas mais de 165 mil avaliações, que propiciaram a reflexão sobre as próprias competências e, para aqueles que são líderes, a análise sobre seus liderados.

Em paralelo, o novo processo de Avaliação de Desempenho já contempla um público de 84% dos funcionários em 39 Dependências e na Rede de Agências. A previsão é que seja ampliado para outras dependências em 2017, contribuindo para o alinhamento de objetivos e direcionamento dos esforços das equipes.

No primeiro semestre de 2017, o Bradesco, incluindo suas empresas controladas, possuía 105.143 funcionários. A tabela a seguir apresenta a quantidade de funcionários nos últimos períodos:  

  Dezembro
Junho
 2013 2014 2015 2016 2017 
Banco Bradesco  83.900  82.011  80.726  94.941   91.633 
Controladas  16.589  13.509  12.135  13.852  13.510  
Total   100.489 95.520   92.861 108.793  105.143  

 Obs.: Em Julho de 2016, houve a incorporação do Banco HSBC, operação Brasil, e suas Controlados

Destacamos a seguir alguns indicadores do capital humano do Bradesco no primeiro semestre de 2017:
 

Gênero Faixa Etária Tempo no Grupo Formação Tipo de Cargo
    Até 30 anos 43% Até 5 anos 34% Ensino Médio 13%    
Masculino 49% De 31 a 40 anos 29% De 6 a 10 anos 26% Superior 68% Não comissionados 33%
Feminino  51% De 41 a 50 anos 18% De 11 a 20 anos 19% Outros  19% Comissionados 67%
    Acima de 50 anos 10% Acima de 20 anos 21%        

 

Confira aqui mais informações sobre a gestão de Capital Humano do Bradesco.

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