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Missão e Estratégia

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Missão

Fornecer soluções, produtos e serviços financeiros e de seguros com agilidade e competência, principalmente por meio da inclusão bancária e da promoção da mobilidade social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a construção de relacionamentos duradouros para a criação de valor aos acionistas e a toda a sociedade.

Visão

Ser reconhecida como a melhor e mais eficiente instituição financeira do País e pela atuação em prol da inclusão bancária e do desenvolvimento sustentável.

Estratégia

Em 2016, o cenário econômico foi desafiador interna e externamente, com prolongada desaceleração que impactou negativamente o setor produtivo brasileiro. Houve novo recuo do Produto Interno Bruto (PIB), com consequente aprofundamento da crise interna e a deterioração do ambiente empresarial – fatos expressos em indicadores de desemprego, retração do crédito e inadimplência.

O ano de 2017, porém, sinaliza possibilidade de recuperação do nível de atividade, principalmente em setores relevantes como a indústria e a agricultura. Há um quadro positivo de expectativas de quedas contínuas da taxa básica de juros, a Selic, com a inflação mantendo-se em torno da meta de 4,5% e o País em busca da recuperação da confiança dos investidores externos e de dinamismo e maior eficiência no contexto socioeconômico. Esse movimento deve ser favorecido pela promoção do ajuste fiscal, com a aprovação da PEC do teto de gastos, e pelo encaminhamento, por parte do Governo, de importantes pautas para discussões no Congresso Nacional, como reforma da previdência, aperfeiçoamento das leis trabalhistas, privatizações e concessões.

Sempre com um olhar no futuro e atentos às oportunidades de recuperação da economia, em médio e longo prazos, consolidamos nossas estruturas de negócios, mantendo-nos como um dos maiores investidores em tecnologia do País e melhorando a eficiência operacional, a fim de melhor servir os mais de 73 milhões de clientes e também os clientes não correntistas.

Segmentados por perfil, eles se beneficiam de uma larga escala de distribuição de produtos e serviços que se adaptam às necessidades e características econômicas regionais. Para nossa evolução e consolidação, adotamos diversas ações de integração gradativa entre os ambientes físico e digital e obtemos a convergência crescente de clientes. Detemos quatro gerações de clientes e buscamos oferecer soluções de acordo com a expectativa e o momento de vida de cada um.

Como complemento ao foco local e para oferecer suporte às empresas brasileiras e suas necessidades no exterior, bem como a investidores e empresas estrangeiras interessadas no Brasil, possuímos atuação internacional com presença em praças estratégicas como Nova York, Londres, Hong Kong, entre outras.
Nossas fontes geradoras de receitas são equilibradas, e a atividade de seguros é uma importante mitigadora de volatilidade de resultados, assim como os serviços, que ganham cada vez mais importância pela diversidade. A atividade de crédito, por sua vez, deverá retomar a evolução nos próximos anos com a recuperação da economia.

Essa visão pautou nossa aquisição do HSBC Brasil em 2016, consolidando nossa participação no mercado nacional. Além dos ganhos comerciais, provenientes da potencialização das receitas nos negócios com os novos clientes, a operação traz reforço no capital humano com ganhos de sinergia aos processos operacionais, reduzindo despesas operacionais e custos de funding e levando a uma elevação do retorno após a finalização dos ajustes.